VEJA MAIS:
IMAGEM:QUARTO DA CATARINA - SCALARE ARQUITETURA
O primeiro passo é entender com que cores você mais se identifica. Isso pode ser feito observado as tonalidades que você costuma escolher para itens do dia a dia, como suas roupas, como canetas e até enfeites/decoração. Por exemplo: se tende a escolher itens vermelhos, laranjas e amarelos, provavelmente você gosta mais de tons quentes, enquanto se prefere azuis e cinzas, talvez prefira tons frios.
É importante perceber que qualquer cor pode ter um visual mais quente ou mais frio. Procure perceber quais tonalidades, mesmo dentro de uma mesma cor, acaba chamando a sua atenção com mais frequência. Essas serão cores que você gosta e que, provavelmente, não vai enjoar com o passar do tempo.
IMAGEM: Quarto da Catarina, Scalare Arquitetura - Neste dormitório infantil, a cor-base foi cor-de-rosa. Utilizamos um tom de rosa mais goiaba, que se aproxima mais do amarelo, combinando-o com outras cores. Temos um local colorido e, ainda assim, calmo, próprio para um dormitório, onde a criança deve descansar.
A teoria das cores apresenta o círculo cromático como referência. Ele pode ser usado para ver como as cores se relacionam entre si, sendo aplicado em qualquer situação, como maquiagens, decoração, roupas e ambientes!
Com ele, você pode visualizar diferentes tonalidades de uma mesma cor, que ficam bem entre si, e a relação entre cores vizinhas (análogas) e entre cores opostas (complementares), que também tendem a agradar nossos olhares.
O círculo pode lhe ajudar a sentir segurança sobre uma combinação de cores que você queira fazer. Para aplicar nos interiores, sugerimos que você escolha uma cor para ser a base, a principal, e a outra para aparecer em menor quantidade, apenas complementando o ambiente e levando toques de colorido. Por exemplo: se você quer usar verde e vermelho (cores complementares), você pode ter paredes verdes e um abajur vermelho.
Escolha como cor base aquela que você sente que vai ser mais neutra e menos enjoativa com o passar do tempo. Para lhe ajudar nisso, confira o próximo tópico: neutros coloridos!
O tom neutro não precisa ser cinza, preto, branco ou bege.
As cores podem apresentar uma tonalidade que se relaciona bem com outras cores. Em geral, serão tonalidade mais acinzentadas, ou mais escuras. Além disso, observamos que tonalidades presentes na natureza, como verde, azul e marrom, tendem a ser bastante neutras e também tendem a nos agradar sempre - portanto, não enjoamos e também não saem de moda.
Por isso, para ter uma cor base do ambiente, opte por coloridos neutros. Se você escolher uma cor mais marcante e vibrante, como vermelho puro, ou rosa "pink", para ser a principal cor do seu espaço, ela pode ser muito estimulante e, consequentemente, não deixar o ambiente agradável e aconchegante. Se você ama tons vibrantes, escolha um colorido neutro para aparecer em maior quantidade e adicione suas cores favortitas em pontos menores, como na decoração. Assim você vai notar a presença delas, sentindo identificação com o espaço, sem que elas tirem a sensação de acolhimento, tão importante para locais onde você vai passar seu tempo.
IMAGEM: Apartamento MT, Scalare Arquitetura - Neste escritório, levamos cores optando por um tom de verde neutro, que cobre parede e porta, e por pontos de outras cores que se relacionam bem com ela, como vermelhos e amarelos.
Os materiais apresentam suas próprias cores. Perceba como a madeira tem tons de marrom, por exemplo, e o mármore apresenta diferentes tonalidades entre sua cor base e seus veios. Além das cores, os materiais trazem texturas, que também remetem a sensações, como frio, calor, aconchego, dureza etc.
Por isso, ao pensar sobre as cores do seu ambiente, leve em conta os materiais presentes nele e quais cores eles têm. Por exemplo: se você deseja ter paredes bem neutras, como num tom de cinza, mas deseja ter também uma cor quente para levar mais aconchego, você não precisa necessariamente pintar algum trecho de laranja, ou ter decorações em tons de vermelho. Ao utilizar a madeira freijó nos móveis, por exemplo, esse tom quente já estará presente, formando o efeito que você deseja,
Dessa forma, sua paleta de cores vai ficando mais diversa e sofisticada. Somados às cores, materiais contribuem para formar sua atmosfera preferida em seus espaços!
IMAGEM: Pinterest - Apartamento com base neutra de beges, reforçada pelo sofá em cor de linho cru e contrastada com a presença da madeira em cor quente e vibrante.
Na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha ambientes aconchegantes e altamente personalizados. Você e sua família são protagonistas na criação do seu novo lar: um local em que vocês vão amar estar!
Clique aqui e saiba como a Scalare cria seu lar dos sonhos.
Scalare Arquitetura | Arquiteura contemporânea com personalidade e aconchego | Escritório de arquitetura | Porto Alegre RS
IMAGEM: CASA DA RESERVA - SCALARE ARQUITETURA, PROJETO EM ANDAMENTO
Seja em um apartamento, seja uma casa, grandes aberturas contribuem para trazer acolhimento ao lar moderno porque conectam o interior com o exterior. Enxergar o céu, a vegetação, ter luz natural, sentir o sol: tudo isso vai gerar conforto, reduzindo a "frieza" que muitas vezes você sente ao se deparar com um ambiente moderno.
Opte por apartamentos com grandes janelas e com boa entrada de sol. Em uma casa, faça portas-janelas que se abram para um jardim. Traga para dentro o orgânico da natureza e tenha uma casa moderna e muito acolhedora!
IMAGEM: Pinterest - Apartamento com grande janela, que começa próxima ao piso, e com vista para vegetação massiva, aproximando o interior contemporâneo à natureza.
Outra forma de trazer a natureza para dentro de casa, é adicionando plantas. Combine vegetações diferentes e não tenha medo de exagerar: plantas sempre trarão muito acolhimento para o espaço moderno, gerando um equilíbrio muito confortável.
Para quem não ama cuidar de plantas, espécies fáceis, como Jiboia e Zamioculca, sobrevivem bem ao clima úmido do Rio Grande do Sul e trazem praticidade, beleza e aconchego aos ambientes. Misture a vegetação com seus móveis contemporâneos e tenha uma casa modera e acolhedora.
Dica extra: procure iluminar a vegetação com luz quente, valorizando-a e trazendo ainda mais conforto para a atmosfera noturna dos ambientes.
IMAGEM: Pinterest - Apartamento com grande janela e com um conjunto expressivo de plantas, bem integradas ao design contemporâneo interno.
Seja em uma casa ou em um apartamento, as sacadas sempre trazem uma grande sensação de acolhimento aos ambientes internos. Elas representam uma extensão do lar, contectando-o com a área externa através de uma experiência: você pode sentir mais o sol, o céu, o vento. E, assim, tem, logo ali, um ambiente bem diferente do restante da casa para renovar as energias e aproveitar com amigos e família.
Em apartamentos, a sacada, pátio ou cobertura de um apartamento, quando bem aproveitadas, podem simular a experiência de uma casa térrea. Já imaginou ter a sensação de quintal no seu lar moderno?
IMAGEM: Casa da Serra - Scalare Arquitetura - As sacadas presentes nas suítes funcionam como pátios íntimos, em que as pessoas podem relaxar em uma área externa e aproveitar a vista do vale dos vinhedos.
Em nossa memória coletiva, casa acolhedora tem a ver com algo de rústico. Imagine um local muito aconchegante, onde você vai para relaxar em um final de semana. O que veio em sua mente? Muitas vezes, logo nos lembramos de uma cabana, com madeira, lenha, tijolos aparentes, pedras, natureza.
Os materiais naturais nos aproximam da ideia de conforto e de acolhimento, por isso adicionar a pedra natural, a fibra natural, o linho, a madeira e até concreto aparente e tijolinhos aparentes gera maior acolhimento na casa moderna.
Da mesma forma, as linhas orgânicas (curvas, espontâneas) também remetem às formas da natureza, por isso sua presença também adiciona charme e acolhimento no lar moderno.
IMAGEM: Apartamento MT - Scalare Arquitetura - Exposição dos tijolinhos naturais, valorização do piso de parquet existente e utilização de linhos e fibras naturais: acolhimento que complementa o design contemporâneo do mobiliário.
Na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha ambientes aconchegantes e altamente personalizados. Você e sua família são protagonistas na criação do seu novo lar, e, por isso, este será um local em que vocês vão amar estar!
Entre em contato e saiba como a Scalare cria seu lar dos sonhos.
Scalare Arquitetura | Arquiteura contemporânea com personalidade e aconchego | Escritório de arquitetura | Porto Alegre RS
IMAGEM: CASA NA SERRA - SCALARE ARQUITETURA, 2024 | Ambiente Solário
Busque uma atmosfera tranquila para seu lar através do uso de materiais naturais, de cores pouco contrastantes entre si e de tonalidades que se encontram na natureza. Além disso, opte por tecidos fluidos e aconchegantes.
Manter o ambiente organizado também transmite a ideia de paz. Utilize cestos ou caixas organizadoras para facilitar a dinâmica do dia a dia. Evite acumular objetos em sofás e camas, onde você poderia se sentar ao chegar após um dia cansativo! Chegar em casa e enxergar esses bloqueios apenas pode aumentar o seu nível de estresse, reduzindo sua sensação de estar aproveitando o tempo.
Nada como se sentir abraçado(a) pelo próprio lar!
IMAGEM: Apartamento MT - Scalare Arquitetura - Superfícies macias, tonalidades claras e contato com natureza contribuem para a sensação de aconchego e de tranquilidade.
Este é um ponto pouco percebido pelas pessoas, mas que tem um impacto importante na sensação de tranquilidade em um ambiente. A reverberação acontece quando o som, que é uma onda, é refletido em superfícies, voltando ao ambiente. Esse efeito pode causar grande desconforto nas pessoas, gerando uma certa agitação, um estresse, que cansa e que dificulta o foco - no momento presente, no trabalho, etc.
Dessa forma, é importante que no ambiente haja superfícies que absorvam as ondas sonoras, ao invés de refleti-las. Por isso, o nível de conforto do local aumenta quando temos superfícies macias, como cortinas, madeiras, prateleiras, livros, mantas, sofás e até mesmo papel de parede. Mesmo que você ame um ambiente minimalista, com poucas decorações, invista em grandes superfícies absorventes de som e garanta a calmaria que conforto acústico pode lhe trazer!
IMAGEM: Apartamento MT - Scalare Arquitetura - Presença de diversos materiais que absorvem o som, como tapete, cortina, sofá, mantas e madeira.
Assim como o som, a iluminação dos ambientes também tem grande impacto na nossa sensação de conforto e de tranquilidade. A partir da neuroiluminação, consideramos que baixa intensidade de luz nos é naturalemnte mais confortável pela manhã e pela noite, quando os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, devem ser reduzidos. Além disso, somos naturalmente conectatos com o sol, que tem a temperatura de cor mais quente, certo? Por isso, tendemos a sentir mais conforto na luz amarela também.
Para tarefas específicas, como se maquiar ou trabalhar em uma bancada, opte por luminárias com maior fluxo luminoso e com IRC (índide de reprodução de cor) >90. Assim, as cores que você enxergará estarão conforme você as enxergaria na luz natural! E não precisa ser luz branca, viu?
Cada pessoa tem o seu próprio nível de sensibilidade para a luz, e percebê-lo vai lhe ajudar a controlar a iluminação do seu ambiente. A ideia é que ela seja mais confortável, e não tão estimulante. Utilize cortinas para filtrar a luz natural e se atente às cores do ambiente interno: as mais claras refletem mais a luz, ampliando a percepção de claridade do local.
IMAGEM: Apartamento MT - Scalare Arquitetura - Iluminação indireta, cor quente, que valoriza a textura da parede e as obras de arte.
Biofilia é a tendência natural que os seres humanos têm de se sentirem bem na presença de elementos da natureza. Dessa forma, ambientes com materiais naturais (como pedras, madeira, fibras), com vegetação, com vistas para o exterior ou mesmo com quadros de paisagens e animais estimulam o nosso relaxamento.
Eliminando-se o excesso de estresse, podemos focar no que importa, aproveitar melhor nosso tempo e sentir bem estar. Caso contrário, o estresse nos coloca em um estado de alerta, como se estivéssemos submetidos a ameaças externas das quais nosso corpo e mente querem se proteger. Por isso o excesso de som e de luz, por exemplo, como mencionado acima, geram mais agitação.
Dessa forma, decore seus ambientes com plantas, deixe o sol entrar, procure enxergar o céu e valorize os materiais naturais. Esses, além de belos, são atemporais e de ótima qualidade, sendo, então, um investimento inteligente em sua reforma.
IMAGEM: Apartamento MT - Scalare Arquitetura - A vegetação complementa os ambientes com atmosfera tranquila
A composição de um ambiente vai além de sua aparência. Ao encontrarmos soluções de layout e funcionalidade, formamos composições belas e que também lhe impactem positivamente, levando bem estar e benefícios à saúde.
Na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha ambientes aconchegantes e altamente personalizados. Você e sua família são protagonistas na criação do seu novo lar, e, por isso, este será um local em que vocês vão amar estar!
Scalare Arquitetura | Arquiteura contemporânea com personalidade e aconchego | Escritório de arquitetura | Porto Alegre RS
IMAGEM: CASA NA SERRA - SCALARE ARQUITETURA, 2024 | Fachada lateral
Claraboias são aberturas no teto que permitem a entrada de luz natural. Elas podem ser fixas ou podem ser de abrir/fechar, e nesse caso também contribuem para a ventilação natural dos espaços.
As claraboias adicionam um charme especial na casa de alto padrão porque, além de trazer luz, formam sombras interessantes dentro da casa à medida que a luz solar percorre os espaços pelo dia. Além disso, circular por dentro da casa e enxergar o céu, e até a chuva, traz uma conexão com a natureza muito satisfatória e até benéfica para a saúde.
As claraboias podem ser de diferentes formatos e dimensões, sendo as circulares bastante usadas de forma decorativa. Em banheiros, a claraboia sobre a bancada também contribui com luz natural especial para maquiagem, e, sobre o chuveiro ou banheira, transforma a experiência de banho em algo mágico.
IMAGEM: Casa na Serra - Scalare Arquitetura - Presença de claraboia circular fixa destacando a escada escultural. Na mesma casa foi usada claraboia na circulação dos quartos, levando luz natural e natureza para hóspedes.
A forma como você imagina sua escada vai determinar a organização de outros elementos importantes da arquitetura. Uma escada solta no ambiente torna-se um elemento escultural, valorizado. No entanto, nada de apertá-lo no ambiente. Se você prefere ocupar a área com outros usos, talvez a escada solta não seja a melhor para você.
Para que a escada solta seja mesmo bela e destacada, é importante que haja espaço livre ao seu redor, evidenciando sua presença. Como ela será vista de diversos ângulos, considere cada detalhe de sua estrutura e degraus. Escolha acabamentos que estejam em acordo com o conceito da casa e opte por uma iluminação que valorize sua forma e materiais.
IMAGEM: Casa na Serra - Scalare Arquitetura - Escada helicoidal com estrutura de aço, degraus em madeira e corrimão de vidro.
Quando se está criando uma casa nova, uma alternativa interessante é pensar em recantos especiais: espaços incomuns, que nem todos acessam, e que possuem uma atmosfera gostosa. Os pátios íntimos são ideias de recantos abertos, com ou sem cobertura, e com jardim. São acessados a partir de ambientes íntimos, como de um quarto, de um banheiro ou de uma academia.
A ideia é providenciar um contato com a natureza mais tranquilo e íntimo, ou seja, não é um ambiente que qualquer pessoa possa frequentar ou avistar. Para seu pátio íntimo, imagine qual momento da família seria vivido nele: seria leitura? um chá da tarde? ou um momento spa, bem relaxante? Criar esses refúgios tranquilos vai possibilitar momentos ainda mais únicos na sua casa nova!
IMAGEM: Pinterest - Banheiro com abertura para pátio íntimo, com banheira e chuveiro.
Se sua casa nova se localiza em zona com inverno frio, pelo menos uma lareira é obrigatória! Brinco aqui com a expressão rígida, pois nada é obrigatório - tudo deve fazer sentido para você e sua família - para expressar o tanto que uma lareira agrega em sensação de aconchego para uma casa.
A aproximação com o fogo e com os materiais naturais que envolvem esse elemento (pedra, lenha) remetem à natureza e nos aproximam desse instinto de conforto, de união, de relaxamento. Ao redor da lareira, posicione sofás, bancos, poltronas, mesas de apoio. Propicie momentos de convivência entre amigos e família e considere localizar esse recanto da onde haverá vistas interessantes, como para o jardim ou para um vale.
IMAGEM: Casa na Serra - Scalare Arquitetura - Lareira da sala de estar e sua conexão com o jardim lateral da casa.
A construção de sua casa nova é um momento importante e marcante na sua história. Faça pesquisas sobre sistemas, tecnologias, salve imagens referenciais e desenvolva o projeto com profissionais qualificados e que coloquem você e sua família como protagonistas da história.
Na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha ambientes aconchegantes e altamente personalizados. Com experiência na construção de alto padrão, criamos sua casa dos sonhos com detalhes especiais duradouros e com orientações sobre seus investimentos.
Scalare Arquitetura | Arquiteura contemporânea com personalidade e aconchego | Escritório de arquitetura | Porto Alegre RS
IMAGEM: APARTAMENTO MT, SCALARE ARQUITETURA - 2024
Uma das principais questões de um quarto infantil diz respeito ao crescimento da criança. Com o passar do tempo, gostos mudam, necessidades mudam, e seu quarto, por consequência, deve acompahar todas essas transformações. É por isso que desde o começo cabe pensar em um layout que seja funcional em todas essas épocas, porque estaremos fazendo um investimento em mobiliário que deverão ser duráveis e, normalmente, fixos, como o armário. Em geral, considere estas as diferentes fases e suas demandas:
1. Bebê: berço + cama auxiliar + poltrona de amamentação + cômoda
Criança: cama + bancada de estudos + cantinho de leitura + espaço para brincadeiras
A cama a ser usada pode variar muito, de acordo com sua preferência e o espaço que você dispõe. Para crianças pequenas, com dos 2 aos 4 anos, são muito usadas as caminhas montessorianas, que são baixas e macias, estimulando a independência da criança ao utilizar seu quarto, desde cedo. Nossos clientes - e seus filhos pequenos - normalmente adoram essa solução!
IMAGEM: Apartamento MT, Scalare Arquitetura - No quarto da menina de 2 anos, foi usada cama montessoriana, em tamanho maior que de solteiro: bastante espaço e possibilidade de autonomia!
O estímulo à autonomia da criança, desde cedo, é muito benéfico ao desenvolvimento de uma autoestima saudável e do senso de autegestão. Um quarto infantil pode sugerir esses comportamentos através da posição de itens em alturas que a criança possa alcançar. Dessa forma, sempre posicionamos elementos como penduradores, livreiros, brinquedos, espelho e roupas em alturas baixas, proporcionais à criança. Para que sejam duráveis através do tempo, podemos pensar em estratégias que acompanhem esse desenvolvimento, como a possibilidade de se usar de outra forma, no futuro, o armário com cabideiro baixo. É importante que tudo que esteja ao alcance dos pequeno seja seguro, então analise bem instalações elétricas (em caso de um abajur em que ela possa mexer, por exemplo), pontas e outros objetos, mantendo-os longe. Assim, você e sua criança ficarão tranquilos de que o ambiente está todo liberado para ser explorado como se desejar!
IMAGEM: Apartamento MT, Scalare Arquitetura - No quarto da menina de 2 anos, foi criado armário cujos nichos na parte inferior são acessíveis a ela, inclusive com um cabideiro. No futuro, podem ser usados para guardar outros itens, ou podem até ser fechados com portas, se os clientes desejarem.
A presença de uma bancada para fazer lições da escola, desenhos e outros trabalhinhos é sempre importante para um quarto infantil completo. Você pode optar por uma escrivaninha baixa, na altura de bebê mesmo, ou então por um modelo evolutivo, que pode ser modificado conforme a criança se desenvolve. Além de estudos, muitos também adoram a versão penteadeira, com espelho e nichos para guardar acessórios, como pulseiras e tiaras. É possível de se ter um móvel personalizado com ambas as funções, como a versão de bancada evolutiva infantil desenhada pela Scalare para o Apartamento CM. Se você tem interesse em ter uma dessas, entre em contato para mais informações. Produziremos para você esse mesmo mobiliário, com adaptações para suas necessidades! Em relação à posição da bancada de estudos, é sempre bom que esteja próxima a uma janela com luz natural, estimulando de forma saudável a atenção às tarefas e iluminando com alta qualidade. Pensando no futuro do quartinho, já deixe por perto pontos de tomadas e de internet, que serão fundamentais para quando a criança estiver maior e quiser usar um computador.
IMAGEM: Apartamento CM, Scalare Arquitetura - Bancada evolutiva com gavetas e com penteadeira iluminada: mobiliário multifuncional que as crianças amam! Entre em contato para encomendar o seu.
Sempre incluímos a iluminação para cada atividade a ser realizada, e em quartos infantis não é diferente: nesses ambientes, precisamos tanto de um atmosfera de atenção, quanto de relaxamento. Por isso, aposte na possibilidade de se ter uma iluminação amena e indireta, que estimule a criança a ficar tranquila para dormir, ou até mesmo para brincar. Arandelas são ótimas para adicionar charme, personalidade e funcionalidade. Por ficarem em paredes, elas livram mesas e pisos, que ganham mais espaço para outros usos e objetos. Perfis com led embutidos na marcenaria podem ser uma ótima estratégia para iluminação que valoriza objetos ou armários especiais. Para aumentar a diversão, você pode escolher utilizar fita led RGBW, com controle remoto, para que as crianças tenham autonomia para escolher cores e brincar (há fitas de led coloridas cujos controles se dão apenas por aplicativo de celular, demandando de um adulto que controle as cores, ou que forneça seu aparelho à criança).
IMAGEM: Quarto de menina, Scalare Arquitetura - Quarto em que diferentes estratégias de iluminação foram usadas, sempre aproximando o controle delas da criança, para que tenha autonomia no manuseio.
O assunto quarto infantil completo é tão vasto! Poderíamos desmembrar cada item e cada projeto em muitos tópicos. Busque informação e inspirações diversas para fazer as melhores escolhas para seu filho: seguras, saudáveis e divertidas.
Na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha ambientes aconchegantes e altamente personalizados.
Scalare Arquitetura | Arquiteura contemporânea com personalidade e aconchego | Escritório de arquitetura | Porto Alegre RS
IMAGEM: APARTAMENTO MT, SCALARE ARQUITETURA - 2024
Área de alta circulação, o hall é um ambiente que pode ajudar muito no dia a dia se for funcional. Por isso, comece se perguntando como funciona a sua rotina e a de quem mora com você. O que vocês precisam levar consigo, ao sair de casa? Se recebem visitas, onde elas costumam deixar suas bolsas e casacos? Se tem cães, onde ficam seus acessórios, para quando saem a passear? O Hall deve prever espaço para guardar todos esses itens que precisam estar facilmente disponíveis nos momentos em que pessoas entram e saem do lar. Normalmente, um hall funcional contempla: apoio para chaves, porta guarda-chuvas, espelho e cabideiro. Para quem ama andar descalso, ou com sapato especial para o interior do lar, uma sapateira e um banco também são ótimos para este ambiente.
IMAGEM: Pinterest - Hall com penduradores, banco, nichopara sapatos e um grande armário, que permite o armazenamento de diversos objetos.
O hall é o primeiro encontro que se tem com o lar. Por isso, sua imagem sempre será marcante e anuncia a experiência que se espera do local. Sendo assim, por que não aproveitar a oportunidade e posicionar uma obra de arte, ou destacar um objeto afetivo, importante para a família? Uma iluminação especial, além de destacar esses elementos importantes, também contribui para o impacto visual marcante que recebe moradores e convidados. Além de quadros, você pode destacar aqui: uma fotografia afetiva, uma escultura, um mobiliário especial, uma planta bonita, uma vista interessante, um instrumento musical, dentre diversas outras ideias que fizerem sentido com sua personalidade e com o local do seu hall.
IMAGEM: Pinterest - Hall que destaca uma obra de arte e que apresenta um aparador iluminado, trazendo mais um caráter especial para a composição.
Para quem prefere soluções mais simples, marcar o hall de entrada com com uma única cor ou textura, que se diferencia do restante do lar, pode ser uma ideia bem bacana, trazendo personalidade ao imóvel. Além disso, fica claro para todos que esse espaço é dedicado ao uso de hall, para deixar seus pertences e circular, o que também torna mais intuitiva a experiência de visitantes, que, então, se sentem mais à vontade e confortáveis. Quando entendemos, visualmente, como está organizado o espaço, nossa mente também se organiza, de certa forma, e, com isso, pode relaxar - ao invés de se sentir "ameaçada" por um ambiente imprevisível e, então, permanecer em um estado de alerta, favorecendo a tensão. Opte por cores ou texturas que dialoguem com outras também presentes no lar, porém em menor quantidade, mantendo a harmonia entre os espaços. Se você gosta de cor, mas teme enjoar logo dela, opte por tonalidades presentes na natureza, como verde e azul. Essas cores vemos todos os dias e nos são muito agradáveis. De quebra, já adicionamos um pouco de biofilia ao lar!
IMAGEM: Pinterest - Hall que se destaca pela cor: note que, alem das paredes, portas, forro e alçapão foram pintados todos na mesma cor..
O espelho para conferir o look antes de sair de casa é essencial em um hall belo e funcional. Há diversas formas de se utilizar esses elementos: formatos retangulares, circulares, orgânicos, tamanho menor, tamanho maior, sem borda, com borda, retroiluminado, com cabideiro integrado etc. Essa pode ser a sua peça especial do hall (volte para o segundo tópico, sobre impacto visual). Opte por um modelo que faça sentido com sua personalidade e com o restante do lar, mantendo a harmonia entre os ambiente, e lembre-se: espelhos refletem! Por isso, perceba o que será possível de se ver através deles e procure posicioná-los de forma a refletir vistas interessantes, como, por exemplo, vegetação ou uma textura bacana. Para iluminação, busque opções que tragam uma luz frontal, facilitando a observação para quem se olha no espelho e evitando a formação de sombras na pessoa - já pensou sair de casa desanimado(a), achando que está com um olhar cansado? A iluminação mal planejada pode te enganar!
IMAGEM: Apartament MT, Scalare Arquitetura - Espelho em formato orgânico, acompanhado de arandela de luz indireta, são peças de impacto para quem entra no apartamento. A luz frontal da aranela favorece quem se vê no espelho, e o espelho, além de refletir uma bela cozinha, reflete uma janela com vegetação densa, trazendo para dentro um pouco da natureza externa. Já pensou circular em um apartamento lindo assim?
Ter um hall de entrada funcional e com a sua personalidade transforma a experiência de viver em um lar. O hall pode lhe receber com tranquilidade após um dia cansativo e ainda acolher com muito conforto suas visitas queridas!
Na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha vivências satisfatórias em sua vida, através de ambientes confortáveis e altamente personalizados.
Scalare Arquitetura | Arquiteura contemporânea com personalidade e aconchego | Escritório de arquitetura | Porto Alegre RS
IMAGEM: APARTAMENTO MT, SCALARE ARQUITETURA - 2024
Se você deseja ter uma zona de trabalho inserida em área social do apartamento, é preciso tomar alguns cuidados para que as ideias de trabalho e de lazer não se misturem para você, de forma que você siga tirando o melhor proveito tanto do momento de trabalho, quando do momento de lazer. Para isso, preveja locais para armazenar os itens de trabalho aos finais de semana, por exemplo, como armários e caixas, próximos à sua estação de trabalho. Tirar esses elementos de vista lhe ajudará a se desconectar do tabalho quando necessário e ainda libera espaço para seu lazer. Na mesma bancada, você pode servir algum petisco para amigos ou então usar o espaço para jogarem algo. Sua bancada de trabalho deve receber uma iluminação especial para ajudar na visão e na concentração e o cenário de suas reuniões online devem estar de acordo com o que você deseja transmitir sobre sua carreira. Portanto, lembre que a área ao fundo do seu home office deve ser fácil de se organizar e deve evitar receber a circulação de outros membros da casa.
IMAGEM: Pinterest - A mesma bancada da TV foi usada como estação de trabalho. O fundo neutro com sofá pode ser fácil de se manter arrumado e não é um local em que outras pessoas da casa precisam circular.
Acomodar um pequeno estar em seu home office abre possibilidades diversas para essa sala em casa. Um sofá, além de adicionar charme e aconchego ao ambiente, torna-se uma posição extra para trabalhar, ofertando uma diversificação na rotina. Além disso, esse estar pode servir a hobbies diversos, como leitura, estudos e até prática de instrumentos musicais. Para quem recebe clientes, ter um estar reservado, integrado ao seu ambiente de trabalho, pode transmitir mais profissionalismo e proporciona mais conforto e privacidade ao visitante.
IMAGEM: Pinterest - Sala de home office com estar integrado. Note como ter o sofá e um tapete já adiciona conforto ao espaço de trabalho.
Solução clássica e, de fato, muito funcional, a integração de home office com estar para receber hóspedes em casa se adapta muito bem ao estilo de vida contemporâneo. Nesse caso, estamos misturando usos muito diferentes: de quarto, mais intimista e aconchegante, e de trabalho, mais sóbrio e que exige concentração e foco. Por isso, no dia a dia, enquanto o ambiente servir ao trabalho, procure desfazer o aspecto de quarto, tanto para favorecer o cenário de suas reuniões online, quanto para evitar que provoque sono e relaxamento em excesso durante sua produtividade. Opte, então, por camas que tenham aspecto de sofá, trazendo um ar de estar social ao local. Hoje há sofás-camas muito confortáveis, que podem atender a essa necessidade. Além disso, faça uso da diversidade de iluminação no ambiente para criar ambiências certas para cada momento. Tenha disponível um abajur aconchegante para seu hóspede usar na hora de dormir e tenha uma boa iluminação de trabalho em sua bancada, favorecendo a visão e a atenção durante o trabalho.
IMAGEM: Pinterest - Home office com cama que pode receber hóspedes.
Ter um espaço de trabalho adaptado à sua personalidade e à sua rotina é fundamental para se viver com conforto e satisfação. Integre esse ambiente aos demais uso da casa de forma que não interfira também nas outras atividades, nem nas de outros moradores. Um projeto pensado para você articula esses e diversos outros fatores, criando soluções exclusivas e especiais.
Na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha vivências satisfatórias em sua vida, através dos seus ambientes altamente personalizados.
IMAGEM: APARTAMENTO MT, SCALARE ARQUITETURA - 2024
Nada como vestir uma roupa que esteja alinhada com seu estilo pessoal, não é mesmo? Assim sentimos confiança, boa auto estima e empolgação para viver as atividades da vida. O mesmo acontece com nossos ambientes: quando eles apresentam elementos que têm a ver com nossa personalidade, nossa mente sente que podemos ficar tranquilos. Assim, melhoramos o desempenho no trabalho, tendemos a aproveitar melhor o tempo com a família e nos sentimos mais inspirados para novas ideias.
Forme ambientes acolhedores preenchendo o lugar com uma atmosfera que se conecte com quem você é essencialmente. Peças afeitvas, como itens trazidos de viagens ou móveis de família, são ótimos exemplos do que vai fazer você se sentir no próprio lar, além de levar toques de autenticidade para o apartamento contemporâneo. Além disso, itens que lhe lembre quem você é também terão impacto positivo na sua saúde mental, como instrumentos musicais, se você ama música, ou uma estante cheia de livros que marcaram sua história, se você ama ler.
IMAGEM: Cantinho de leitura e meditação do Apartamento MT, Scalare Arquitetura, 2024: decoração com livros e estátuas especiais da família.
Para a produtividade no trabalho, é importante que haja foco, inspiração e tranquilidade, além do conforto físico e visual garantidos pela boa ergonomia, pela boa iluminação e pela climatização adequada. O que você percebe do ambiente enquando trabalha vai impactar nesses fatores, por isso, além de manter por perto apenas os itens que está usando no momento, priorize elementos que tragam inspiração: quadros, esculturas, diplomas, livros, fotos. São diversas as opções de objetos que podem ficar por perto lembrando do seu propósito de vida, de suas motivações na carreira e de conquistas já vividas. Itens afetivos também servem para ativar memórias, trazendo muito acolhimento e estimulando a produção de novas ideias.
IMAGEM: Escritório da psicóloga, Apartamento MT, Scalare Arquitetura, 2024: ambiente reflete o estilo minimalista e tranquilo da profissional, que ainda conta com cenário personalizado para suas reuniões online.
Como fica o churrasco com amigos em um apartamento contemporâneo?
Para quem ama receber amigos e familiares em casa, um lar que reflete sua personalidade será extremamente acolhedor para socializar e criar memórias especiais com as pessoas queridas. É sempre interessante conhecer mais sobre uma pessoa quando encontramos em sua casa uma atmosfera que a represente.
Você vai sentir orgulho de receber as pessoas queridas em seu lar quando sente que este está alinhado com o que você acredita. Insira toques de identidade nos seus ambientes e viva momentos de acolhimento, espontaneidade e alegrias em seu apartamento contemporâneo.
IMAGEM: Mesa de jantar, Apartamento HC, Scalare Arquitetura, 2024: ambiente com móveis e iluminação aconchegantes e exposição de louças e objetos afetivos da família.
O fato de ter (ou não) um animal de estimação já revela um pouco de sua personalidade. Quando os pets estão presentes no lar, suas caminhas e brinquedinhos fazem parte do ambiente e levam muito amor para o apartamento contemporâneo.
Em um projeto personalizado, podemos integrar as necessidades dos bichinhos às soluções do apartamento contemporâneo, gerando um lar único, divertido e cheio de personalidade. Dessa forma, você não sentirá os ambientes como bagunçados (como pode ser sua preocupação), e sim como acolhendo também esses serzinhos tão importantes na sua vida - e mantendo a atmosfera dos espaços da forma como deseja.
IMAGEM: Pinterest - percurso de prateleiras criado para estimular a interação do gatinho com o espaço.
Morar em um apartamento que reflete a sua personalidade não é apenas uma questão de gosto pessoal, mas uma escolha que traz benefícios significativos para a saúde mental, a produtividade, as relações sociais e a convivência com os animais de estimação. Um ambiente bem planejado transforma seu apartamento contemporâneo em um lar acolhedor e único, com a sua identidade.
Invista em seu lar de forma que ele te acolha e te faça sentir bem todos os dias.
Na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha vivências satisfatórias em sua vida, através dos seus ambientes altamente personalizados.
IMAGEM: APARTAMENTO HC, SCALARE ARQUITETURA - 2023
Ambientes frescos e arejados fazem toda a diferença para criar uma atmosfera relaxante. Investir em bons sistemas de ventilação e de aberturas que tragam luz natural pode melhorar a atmosfera dos seus momentos de banho e de cuidados com pele e cabelo. Além disso, opte por tonalidades claras e adicione compartimentos para guardar objetos e evitar que fiquem ocupando espaço, como armários, ou mesmo prateleiras. Uma ótima ideia para quem está construindo é ter uma clarabóia no banheiro, que vai trazer a luz natural de uma forma muito especial!
IMAGEM: Apartamento HC, Scalare Arquitetura, 2023
Os revestimentos de parede chamam muito a atenção em um banheiro, e por isso, devem ser escolhidos com cuidado. Se você está cansado do tradicional azulejo branco e está procurando algo mais ousado e criativo, pode apostar em formas e cores diferentes, adicionando um toque de criatividade ao ambiente. Cores mais quentes podem levar mais personalidade, tons escuros podem criar uma atmosfera mais intimista e miseteriosa, e tons mais claros em geral mantêm a ideia de frescor, mais típica em banheiros. Além dos azulejos, as pedras naturais sempre são uma excelente escolha para revestimentos, e também apresentam opções mais ousadas e diferentes para aqueles que bucam criatividade para seu banheiro.
IMAGEM: Pinterest
Se o seu lar permitir, por que não investir em um espaço maior que proporcione conforto? Uma área ampliada pode ser perfeita para incluir uma banheira de imersão, criando um espaço dedicado ao relaxamento. Banheiras de diferentes modelos, como as freestanding (autônomas), dão um charme extra ao ambiente e são ideais para quem busca uma experiência de banho mais tranquila e revigorante. Considere a possibilidade de criar um box de vidro amplo, uma área de chuveiro que funcione como um verdadeiro spa e uma bancada espaçosa e personalizada, para cuidados com rosto e cabelo. Na área de banho, você pode incluir até um banco de pedra, por exemplo e uma iluminação especial. A integração do banheiro com o closet também torna a experiência de se arrumar muito confortável e prazerosa!
IMAGEM: Pinterest
Para quem deseja transformar o banheiro em um verdadeiro oásis, a natureza é uma excelente aliada. Use materiais naturais como madeira, pedras e bambu para criar um ambiente sereno e zen. Plantas em vasos ou até mesmo jardins verticais ajudam a trazer o exterior para dentro de casa, criando uma sensação de harmonia e bem-estar - opte por plantas que gostem de ambientes úmidos, como samambaias e orquídeas. Além disso, abrir o espaço para a iluminação natural, com janelas amplas ou clarabóias, pode aumentar a sensação de estar em contato direto com a natureza, mesmo dentro de casa. Para quem conta com espaço, uma boa dica é abrir o banheiro para um pequeno pátio particular, onde você pode inclusive posicionar uma banheira. Já imaginou que maravilha?
IMAGEM: Pinterest
Detalhes acessórios também são essenciais para criar um ambiente perfeito no banheiro. Escolha toalhas macias e amplas, velas aromáticas, sabonetes e difusores com fragrâncias relaxantes, como lavanda ou eucalipto, além de designs interessantes para porta-objetos que você venha a utilizar. Combinados com uma iluminação funcional e relaxante, esses elementos também são capazes de proporcionar experiências de conforto e tranquilidade.
IMAGEM: Pinterest
Qual foi a dica que você mais amou para banheiros?
A arquitetura ao redor nos influencia o tempo todo, e na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha vivências satisfatórias em sua vida, através dos seus ambientes altamente personalizados.
IMAGEM: CASA DA RESERVA, SCALARE ARQUITETURA - PROJETO EM ANDAMENTO.
Quando se deseja construir uma casa de estilo contemporâneo, seja em condomínio, seja de rua, pensar na sua fachada envolve pensar em todo o conjunto de projeto, inclusive nos ambientes internos. A fachada de uma casa deve se relacionar com seu interior, se tornando um reflexo deste. Dessa forma, levamos em conta materiais, ventilação e iluminação naturais, segurança, vistas, controle de sol, dentre outros tantos. Confira abaixo algumas questões importantes que você deve considerar na hora de pensar sobre sua casa dos sonhos:
INCIDÊNCIA SOLAR
Ainda na escolha do terreno já se deve pensar onde o sol nasce e onde se põe, em relação ao lote. Nesse sentido, vale a pena já ter uma ideia do que se deseja para a futura casa, para escolher um local com insolação que favoreça os ambientes. De modo geral, no hemisfério sul, o sol é mais baixo a leste e a oeste (quando nasce e quando se põe) e mais alto ao norte, por onde circula ao longo do dia.
Sendo assim, quando se deseja controlar a incidência de sol nos ambientes internos, as fachadas devem apresentar elementos verticais para barrar os raios mais baixos (de manhã cedo e ao final do dia) e horizontais para barrar os raios altos (por exemplo, em torno de meio-dia). Você já ouviu falar em brises? São os quebra-sóis: elementos que podem ser de diversas formas e materiais, cuja finalidade é permitir esse controle dos raios do sol. Por serem muito versáteis, agregam bastante personalidade e beleza aos projetos de casas contemporâneas!
VISTAS
As fachdas são os elementos intermediários entre você, no ambiente interno, e o ambiente externo. É muito bacana poder sentir a natureza, o exterior, dentro de casa, mas não é por isso que ter grandes aberturas envidraçadas sempre é a melhor solução. Fachadas envidraçadas são mais caras, exigem mais manutenção ao longo do tempo, e tendem a acumular mais calor dentro dos ambientes (sabe quando dizem que o ambiente parece uma estufa, de tão quente?) - o que vai exigir mais gasto energético com ar condicionado. Além disso, facilmente expõem o que está acontecendo dentro de casa, principalmente à noite, ferindo a sensação de privacidade, se isso for importante para você.
Portanto, antes de optar por grandes aberturas, pondere se fazem sentido para o seu caso. A integração com os ambientes externos é obtida por meio de janelas que enquadram vistas bacanas, por clarabóias, que permitem ver o céu e a entrada de luz natural, por portas-janelas, que conectam os ambientes com um jardim ou varanda. A questão é considerar o que você pode enxergar de interessante - e o que pode ser visto de fora para dentro - e então que tipo de aberturas possibilitam isso e fazem sentido com a volumetria de casa contemporânea de alto padrão que você idealiza.
No processo de projeto, principalmente quando trabalhamos com a tecnologia BIM, constantemente nos colocamos no lugar dos usuários para verificar se as aberturas da casa, em sua criação, estão fazendo sentido, gerando cenários bacanas, podendo assim até testar diversos cenários. Faça esse exercício e confira se sua casa possiblita vistas que sejam inspiradoras para você!
MATERIAIS
Em casas contemporâneas de alto padrão, gostamos muito de utilizar materiais naturais. Essa forma agrega bastante sofisticação, atemporalidade e baixa manutenção no imóvel. Sendo assim, normalmente optamos pelo concreto aparente, pela madeira e pela pedra natural, principalmente. Outros materiais, como painéis e perfis metálicos, também podem ser usados, tendo um resultado bem bonito e que se integra bem com os outros materiais citados. Inclusive, hoje é muito comum o uso de perfis metálicos com acabamento amadeirado (uma espécie de impressão, em alta qualidade, que imita a textura da madeira) em substituição da madeira natural. Assim, temos a madeira visualmente, que traz acolhimento, calor e atemporalidade, mas com a baixa manutenção do metal, que possui maior resisência à incidência solar, de chuvas e de variações de temperatura.
Além do tratamento das paredes, é importante lembrar que elementos que são fixados na fachada, como brises, cobogós, pergolados e coberturas, também fazem parte da composição total de materiais de uma casa. Portanto, o ideal é que você escolha qual a atmosfera geral que pretende ter na casa e, então, selecione os materiais que deseja ter como acabamentos - isso vale tanto para as fachadas, quanto para os interiores! Essa mesma seleção deve se repetir nos diversos elementos e ambientes para que o resultado seja uma casa dos sonhos linda e harmônica!
CORES
Quando se fala em cores para a fachada, algumas dicas que usamos para ambientes internos também se aplicam, como a necessidade de se fazer testes no local (já que a variação da luz impacta na percepção da cor) e de essa cor estar conectada com o conceito geral que se deseja para a casa, sendo desejável que a mesma se repita nos ambientes internos. No entanto, quando optamos por trabalhar com materiais naturais na fachada, acabamos não aplicando cores com pinturas, mas devemos levar em conta as cores naturais desses materiais.
Tanto a madeira, quanto o concreto, quanto as pedras e metais, apresentam variações, você já reparou? Às vezes são mais amareladas, ou mais acinzentadas. Mais claras, ou mais escuras. Também para esse tipo de revestimento, amostras no local são importantes antes de se liberar a instalação. Inclusive, junte amostras de todos os materiais da fachada, também protótipos de brises e de cobogós, por exemplo, e veja todos juntos, nos locais em que serão aplicados. Você vai ver que, dependendo de como a luz (e as sombras) batem no local, sua percepção sobre eles pode mudar. Uma vez que você enxergue uma composição que ame, ao verificar essas amostras em obra, fique tranquilo(a), que o resultado final ficará perfeito!
Qual foi sua inspiração favorita para fachadas?
A arquitetura ao redor nos influencia o tempo todo, e na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha vivências satisfatórias em sua vida, através dos seus ambientes altamente personalizados.
Neste dormitório, percebe-se uma atmosfera tranquila e clean mesmo com a mistura de tons azuis e terrosos junto do branco. Ao se definir um conjunto de cores e texturas que se repetem, mantemos a harmonia do local e, consequentemente, seu aspecto clean.
FONTE: Pinterest
Quando falamos em cores, também falamos em como elas se relacionam entre si. Em geral, locais com alto contraste formam atmosferas mais vibrantes e chamam mais a atenção para os elementos contrastantes. Para um ambiente clean, podemos pensar que desejamos que seus elementos não se destaquem muito, a fim de manter a ideia de calma no local. Para isso, devemos priorizar tonalidades com baixos contrastes entre elas. No banheiro abaixo, por exemplo, utilizou-se cores de verde, bege e branco, porém todas em uma tonalidade próximas umas das outras.
FONTE: Pinterest
Incluir cores no ambiente através de elementos artísticos torna o espaço muito especial e único. Neste dormitório infantil, foram utilizadas cores diferentes de mesmos espectros em uma pintura exclusiva. Repare como também se utilizou detalhes verticais na base da parede, formando um ritmo interessante e diferente ao local. Como eles foram pintados na mesma cor das demais pinturas, se fizeram presentes ainda que de forma discreta, contribuindo para o aspecto clean.
FONTE: Scalare Arquitetura | Apartamento MT
No armário infantil abaixo, vemos um exemplo de como a cor vibrante, o laranja, ficou discreta no conjunto, atuando como ponto divertido que não interfere no ambiente clean. Utilizar cores diferentes dentro de nichos, dentro de armários ou em pontos decorativos em geral pode trazer bastante personalidade sem comprometer a atmosfera clean. Se essa ideia lhe atrai, opte por escolher uma única cor contrastante e aplique em pontos estratégicos, ocupando não mais que 15% do ambiente total.
FONTE: Pinterest
Qual foi sua inspiração favorita?
A arquitetura ao redor nos influencia o tempo todo, e na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha vivências satisfatórias em sua vida, através dos seus ambientes altamente personalizados.
A feira de arquitetura e design que acontece anualmente na cidade de Novo Hamburgo-RS, nesta edição apresenta um “manifesto sustentável social, econômico e ambiental”. A Scalare Arquitetura esteve presente para conferir os incríveis ambientes desenvolvidos por colegas e revela, a seguir, insights e impressões:
ILUMINAÇÃO INDIRETA
Mais uma vez confirmamos nossa impressão do tanto que a iluminação é fundamental para os ambientes! Além de muito estudo no assunto, sentir o esse impacto em ambientes reais sempre gera novos insights e sensações, que se refletem em soluções de alta qualidade para os projetos que desenvolvemos.
A luz indireta é responsável pelo aconchego e conforto visual no ambiente, e isso não significa luz "amena", necessariamente! Quando escondemos a fonte de luz criamos efeitos muito interessantes, capazes de valorizar objetos e superfícies, e que ainda assim levam luz ao ambiente. Essa quantidade de luz pode ser completamente regulada e personalizada para o tanto que a pessoa, usuária do espaço, necessita e prefere.
Observe abaixo algumas estratégias de iluminação indireta que adoramos encontrar na Mostra Glass deste ano:
Inserir fontes de luz escondidas em painéis verticais pode ser uma forma criativa e bastante funcional para se inserir iluminação indireta nos ambientes.
Integrar iluminação em mobiliários fixos é uma estratégia já bastante utilizada, e que sempre funciona muito bem. Dessa forma conseguimos destacar itens relevantes para o ambiente e ainda iluminá-lo de forma confortável.
Buscar elementos importantes de serem destacados no ambiente é uma forma inteligente de se pensar a iluminação do espaço. Assim, eleva-se às vistas itens que importam, e ainda ilumina-se o ambiente de forma muito agradável!
Solução pouco usual, no momento, porém muito confortável. Exige um planejamento importante de projeto e pode ser bastante econômica, se comparada à clássica iluminação integrada em marcenaria.
2. MATERIAIS NATURAIS E PRESENÇA DA NATUREZA
Aliado ao propósito desta edição da mostra, a presença de materiais naturais podem fazer parte de ambientes que prezam pela sustentabilidade. Além disso, faz décadas que a presença da madeira, da pedra e das fibras remetem a lugares aconchegantes, fazendo com que sejam acabamentos atemporais, construídos para perspassarem diversas tendências que ocorrem ao longo dos anos - o que também é um ato sustentável.
A atemporalidade dos materiais naturais também se relaciona com a nossa natureza biofílica, dos seres humanos: uma tendência de apreciar e de sentir bem estar à presença de elementos da natureza. Por isso, presença de vegetação, vistas para cenários naturais, artes que remetam a animais/plantas e uso de materiais naturais de forma geral são exemplos das muitas formas de inserir a natureza no contexto da arquitetura, beneficiando seus usuários em relaxamento, concentração, criatividade, dentre outros benefícios.
Confira abaixo algumas formas de promover integração com a natureza que enconcontramos na Mostra Glass 2024:
Aqui a pedra natural belíssima mostra como pode ser usada com criatividade, gerando nichos personalizados ou qualquer outro elemento que se quiser criar. Nesse caso, a calha para inserir vegetação trouxe um toque especial ao ambiente gourmet - já imaginou ter uma bancada dessas, cheia de temperos naturais para cozinhar?
Opção ousada e muito interessante, a banheira em pedra natural esculpida traz charme especial para a experiência do banho de banheira. Diversos outros elementos podem ser criados nesse material. como cubas, bancos, mesas prateleiras e até luminárias!
Clássicos e essenciais, a madeira e os tecidos de fibra natural são sustentáveis, atemporais, elegantes e muito aconchegantes! Podendo variar em cores, tons e tramas, é possível de se ter ambientes bastante personalizados com esses queridinhos, sempre presentes em nossos projetos!
Paredes em pedra natural são um clássico, belíssimas. Porém achamos interessante a criatividade neste gourmet externo, que criou um fechamento vertical inspirado nos muros de gabião, estruturas de contenção utilizadas na construção civil.
O que há através do mobiliário? Nem sempre o fundo de uma estante se faz necessário, e na arquitetura de interiores devemos considerar qualquer vista que torne os ambientes mais gostosos. Adoramos essa estratégia de se aproveitar o espaço interno, porém sem perder de vista a natureza do exterior!
Ambientes de usos íntimos, como banheiros, spas e quartos, são especialmente relaxantes quando integrados com uma área externa especial, como este lavabo que tem fechamento em vidro com uma reserva natural. Podemos criar jardins íntimos também, integrados com closet e banho master, gerando uma atmosfera bem especial.
3. FORMAS CURVAS
Ainda tendência na arquitetura, as formas curvas, ou orgânicas, dividem opiniões, sendo encaradas com resistência aos apreciadores das linhas clássicas e retas. No entanto, preciamos admitir que circular em locais que utilizam as curvas em elementos diversos é bastante aconchegante - e até divertido! A tendência do mundo, hoje, de forma geral, sempre se conecta com a natureza e com a sustentabilidade, e, de novo, a biofilia toma uma parte importante de por que as formas curvas tanto nos encantam: elas estão muito presentes nos ambientes naturais!
Confira abaixo algumas inspirações que utilizam formas curvas de forma bem interessante na Mostra Glass deste ano:
As possibilidades são imensas quando se pensa em mobiliário personalizado: nosso limite acaba sendo os limites dos materiais, e para pedra e marcenaria, avisamos: é possível sim que sejam curvos! Levando descontração de forma elegante, este buffet com champanheira embutida é um exemplo de peça bem bacana que pode integrar os interiores de quem ama formas orgânicas.
Linhas curvas no forro também são uma opção interessante para se ter ambientes sofisticados e com toque especial de criatividade. Os rasgos que abrigam fontes de luz indireta podem ter formatos diversos, podendo ser mais coordenados com o layout do espaço ou não - tudo depende da preferência dos usuários e do quanto se espera da atemporalidade do local.
Esses foram alguns insights que trouxemos da Mostra Glass 2024 para você. Esperamos que tenha lhe inspirado a buscar referências bacanas para seus espaços.
A arquitetura ao redor nos influencia o tempo todo, e na Scalare Arquitetura temos uma metodologia especialmente elaborada para que você tenha vivências satisfatórias em sua vida, através dos seus ambientes altamente personalizados.
Há alguns anos, o estilo rústico tem ganhado mais espaço na decoração, mesmo entre aqueles que preferem um visual mais sofisticado em seus ambientes. Podemos dizer que essa tendência acompanha a crescente presença da biofilia na arquitetura: o apreço natural que os seres humanos têm pela natureza.
Temos visto o desejo de criar ambientes com luz e ventilação naturais, com plantas, texturas de madeiras e de pedras. Além disso, quadros de paisagens, formas orgânicas e formas brutas (pra mim não fica claro o que é formas orgânicas e brutas, talvez seja importante isso estar explicado). Um fato explicado pela neuroarquitetura é que as pessoas tendem a sentir maior bem-estar em ambientes que remetem ao estado natural. Esses espaços têm o poder de baixar o nível de estresse e estimular o descanso, a produtividade e o bem-estar, de forma geral.
Por isso, a tendência de mais elementos rústicos nos dias atuais também faz sentido. Alain de Botton, em “A Arquitetura da Felicidade”, fala sobre a inclinação das pessoas a gostarem do que falta em si e daquilo pelo que querem ser lembradas. No texto, o autor faz um recorte cultural, de classe e temporal, em que se evidencia essa ideia e sua relação com momento atual no mundo da arquitetura e do design de interiores:
“A vida, numa boa parte do mundo desenvolvido, tornou-se escrupulosa, rotineira, regrada e abundante do ponto de vista material, a tal ponto que esses desejos agora voltam-se numa outra direção: para o que é natural e descomplicado, grosseiro e autêntico - desejos que as famílias burguesas podem aplacar com a ajuda de paredes mal acabadas e blocos de concreto.”
O rústico, na atualidade, pode ser entendido como um estilo que nos conecta com o natural, com o original, trazendo mais aconchego e simplicidade ao contexto complexo e veloz em que vivemos. Como, então, usar esse estilo de forma harmônica? Extraindo seu melhor e mantendo a coesão com outros estilos!
Confira 4 formas de adicionar o rústico em ambientes:
1. Mistura com outros estilos: escolha somente alguns elementos rústicos para sua decoração - como luminária de palha, tapete de fibra natural ou mesas de apoio de madeira de demolição -, mantendo os demais no estilo mais convencional, que você mais gosta. Esses toques trarão a sensação de mais aconchego. O contraste com um outro estilo, mais dominante, vai dar o destaque especial a essas peças.
2. Pedra com acabamento bruto: a pedra natural para bancada ou revestimento não precisa ter acabamento polido. Ao optar pelo acabamento escovado (que limita o brilho), a aparência da pedra se aproxima do natural, sem dificultar a higienização do dia a dia. Para pontos que não fazem parte da bancada, você ainda pode optar por acabamentos ainda mais rústicos, ficando mais próximo do natural.
3. Revestimentos aparentes: o concreto aparente, atemporal e já queridinho dos brasileiros desde a arquitetura moderna, também traz rusticidade aos ambientes. Hoje, existem no mercado texturas que imitam esse efeito, com um resultado bem bonito, o que pode ser uma alternativa para reformas. O concreto aparente, bem como o revestimento com tijolos, plaquetas e cerâmicas, gera no ambiente uma textura que torna o espaço mais interessante e com um lindo toque rústico.
4. Formas orgânicas: apoiada na biofilia, essa dica também ajuda a formas ambientes com mais rusticidade. Você já percebeu que na natureza não existem linhas retas? Escolher acabamentos imperfeitos traz mais rusticidade para os ambientes e ainda os torna únicos.
O que você acha do estilo rústico? Envie essas dicas para seus amigos e entre em contato com nossa equipe para esclarecer suas dúvidas de decoração.
Vamos adorar te ajudar!
14/03/2024
Decorar a casa pode parecer uma tarefa fácil, mas tem sua complexidade. Muitas pessoas compram decorações diversas, online ou em lojas específicas, e acabam investindo seu dinheiro em itens que, na verdade, não fazem sentido para sua personalidade, nem para o que se deseja sentir em casa. Além disso, em frente a tantas opções, fica difícil escolher quais itens combinam entre si e com o ambiente. Por meio de uma decoração intencional, por outro lado, é possível que se chegue a um resultado mais assertivo, e o processo para se chegar nela é bem próximo do início de um projeto de arquitetura.
No processo de arquitetura de interiores, a “decoração” é escolhida ao longo da jornada, que conta com um momento de projeto, em que se define revestimentos e acabamentos, e com um um momento de ambientação, ao final, em que objetos são dispostos no local, já reformado, a fim de ocupá-lo e de agregar personalidade ao local. Assim, a decoração intencional acaba sendo o resultado de uma investigação inicial feita sobre o espaço e seus ocupantes. Na Scalare, essa investigação acontece na etapa de projeto Sonhar, em que determinamos o briefing do projeto a partir de 4 pontos principais, que você também pode aplicar a seus próprios ambientes:
Quem é você
Cada pessoa possui seu próprio conjunto de características, e elas devem ser levadas em conta na hora de se pensar em uma decoração intencional para o ambiente. Entender que personalidades estarão (con)vivendo nos ambientes e que histórias carregam em si é fundamental para que os ambientes consigam transmitir o que se deseja. Você sabia que um dos itens que estimulam nosso senso de pertencimento são elementos que remetam às nossas memórias de infância, ou de uma viagem, por exemplo? Itens que remetem a momentos em que nos sentimos acolhidos e seguros.
Preferências
Existem diversas possibilidades de se ocupar um espaço. Por isso, para se iniciar uma decoração intencional, também identificamos o que a pessoa prefere: claro ou escuro? que tipos de estampas? e de texturas? quais cores detesta? Gosta de brises? Gosta de cortinas? Prefere ter equipamentos expostos ou escondidos? São questões que já auxiliam no entendimento do que se busca e do que não se busca para um novo ambiente, e com isso já é possível afunilar de que tipo de objetos você precisa.
Referências
Captar referências de ambientes similares, tanto pelas nossas vivências, quanto por imagens em revistas e sites, é uma grande ajuda para se descobrir o que queremos de verdade. A ideia das imagens de referência não é se copiar o que ela mostra. Por mais que ela apresente elementos específicos que você possa identificar que gosta ou não, o importante é notar como você se sentiria naquele ambiente. O que incomoda? O que parece bom? A partir do conjunto dessas impressões, vamos percebendo o que de fato gostamos e buscamos no ambiente, nos aproximando, assim, da decoração intencional.
O que deve ser previsto em cada ambiente
Objetivamente, também temos que saber o que precisamos ter no local. Quais equipamentos? Que mobiliários? Quais mobiliários já temos e quais deverão ser novos? Quantos? Quais dimensões? Faça uma lista desses itens para saber o que precisa ser providenciado, evitando dúvidas, faltas e excessos na hora das compras.
Na Scalare Arquitetura, criamos projetos que contribuem para vidas com conforto e satisfação. Portanto, conhecer que vidas são essas que vão usar o local diariamente, é essencial. Por isso, enviamos a vocês questionários pré-briefing para que, antes do nosso primeiro encontro, em que conversamos e começamos a vislumbrar as possibilidades para os novos espaços, vocês já tenham pensado um pouco sobre seus desejos para o novo ciclo que se inicia. E nós já começamos a conhecê-los melhor! Assim, não chegamos apenas a uma decoração intencional ao final do processo, mas a diversas decisões inteligentes, alinhadas tanto às suas particularidades, quanto às melhores alternativas técnicas para resolução dos espaços.
Esperamos ter lhe provocado boas ideias sobre como decorar intencionalmente seus ambientes.
Qualquer dúvida, entre em contato para conversarmos!
14/03/2024
Banheiros são, normalmente, os menores ambientes de uma reforma. No entanto, também podem ser os mais complexos, pois abrigam diferentes usos (como tomar banho, sanitário, armazenamentos, relaxamento, cabelo, maquiagem, barba - e por aí vai). Também contam com vários pontos de infraestrutura, como diferentes tomadas e saídas de água, que devem estar estrategicamente posicionados para que o ambiente funcione bem e ainda seja um local agradável. Em meio a tantos itens, para se ter um banheiro bonito e prático, é importante pensar em como acomodar cada elemento.
Confiram abaixo 5 detalhes que costumamos observar para deixar as experiências de uso dos banheiros mais agradáveis e sofisticadas:
Iluminação frontal no espelho
Para quem gosta de cuidados com pele e cabelos, a iluminação frontal é que mais favorece. Opte por fontes luminosas com IRC>90 a fim de se evita distorções nas cores, em relação à luz natural. Com detalhes especiais, podemos prever esse tipo de iluminação de forma mais delicada e discreta, contribuindo para um banheiro sofisticado.
Visuais
Em banheiros, também cuidamos o que se enxerga dentro do ambiente, a fim de se ter uma experiência mais agradável no dia a dia. Por exemplo: o que você enxerga ao fundo, quando se olha no espelho? Para evitar que veja toalhas penduradas ou tulhas de roupas, por exemplo, procuramos deixar itens assim abaixo do nível do espelho, ou deslocados dele. Cada situação é única, claro, mas, tendo essa dica em mente, novas ideias já podem se manifestar para tornar seu banheiro mais sofisticado!
Atmosferas
Sempre consideramos as diversas atmosferas que podem assumir nossos ambientes e como a iluminação contribui nesse processo. Com o banheiro, fazemos o mesmo: quais momentos serão vividos nesse local? Sua iluminação não deve, necessariamente, ser forte e de cor neutra. Para banhos relaxantes, opte por uma opção de luz indireta e de cor quente. Algumas pessoas, ainda, gostam de prever iluminação RGBW, incluindo a possibilidade de cromoterapia. Você já havia percebido tantas variedades de uso em um único ambiente?
Superfícies
Banheiros sofisticados apresentam superfícies visualmente mais limpas, sem elementos em excesso, e, para isso, guardar objetos em cestos e armários é uma ótima solução. Além disso, podemos prever dispensers, de sabonete e xampu, embutidos ou padronizados, trazendo mais harmonia ao local.
Natureza
Elementos da natureza são sempre bem-vindos, ainda mais em um ambiente de autocuidado e de relaxamento. Para aqueles que vão construir uma casa, é de se considerar ter um banheiro com pátio íntimo, conectando o espaço com o lado externo. Para quem mora em apartamento ou prefere soluções mais convencionais, o uso de pedras naturais como revestimentos e a presença de plantas sempre trazem resultados bonitos, aconchegantes e sofisticados. Begônias, Espadas-De-São-Jorge e Eucalipto estão entre as espécies que enchem de charme esse tipo de espaço.
O que você achou dessas dicas?
Qualquer dúvida, entre em contato para conversarmos e encontrarmos as melhores ideias para seus ambientes!
05/03/2024
Reformar um apartamento envolve enfrentar diversos problemas. Mas com acompanhamento profissional e metodologia adequada, o processo fica mais fácil! Confira abaixo 05 problemas que a Scalare resolve junto com você:
1. Dificuldade de identificar o que precisa:
Nosso processo começa com uma etapa em que conversamos com você para lhe conhecer melhor e entender quais são suas necessidades, desejos e preferências. Em meio a tantas opções, referências e sonhos, esse tempo de bate papo e de responder aos questionários pré-briefing acaba ajudando você mesmo a identificar quais são suas prioridades e desejos. Além disso, juntos entendemos quais diretrizes devemos seguir ao longo do projeto para criarmos os seus ambientes dos sonhos.
2. Combinar diferentes gostos:
Seja para combinar diferentes gostos que você mesmo tenha ou entre você e as pessoas com que vai dividir o espaço, um olhar de fora, profissional, pode equilibrar desejos diversos e criar uma arquitetura faça sentido para todos que vão habitar o local. Além disso, em nossa etapa Criar, podemos apresentar simulações de como ficariam ideias que você imagina, através de imagens 3D. Dessa forma, você pode enxergá-las de forma mais concreta e consegue escolher como prefere que sejam seus ambientes.
3. Posicionar móveis de acordo com sua rotina:
Quando posicionamos móveis e criamos uma planta baixa, nós efetivamente imaginamos você e sua família ocupando aquele espaço. Não se trata de um desenho qualquer: você sabe como gosta de viver seu dia a dia e nós estudamos a circulação pelos ambientes de acordo com os movimentos que existem em sua vida. Dessa forma, o novo layout passa a ser fluido e funcional para o que você precisa.
4. Fazer as compras certas:
Antes de fazer as compras de móveis, luminárias e itens de decoração para seus ambientes, você terá uma lista de sugestões com itens que fazem sentido com o ambiente e com os requisitos importamos para você. Em nossa última etapa, Planejar, fazemos orçamento de todos os itens envolvidos na reforma, então você pode escolher de acordo com quanto pretende investir e com as suas preferências.
5. Não saber qual o próximo passo:
Seja no projeto de casa ou na reforma de interiores, há diversos pontos que devem ser levados em consideração para que o processo flua e seja concluído. Na Scalare sempre acompanhamos cada passo da jornada, orientando você sobre como funciona cada processo e o que é preciso para que ele ocorra bem. Além disso, estamos disponíveis pelo whatsapp ou outro canal de comunicação que preferir, para quaisquer dúvidas que surgirem.
Entre em contato conosco para saber mais sobre essas e outras formas que temos para lhe ajudar!
27/02/2024
SCALARE/sca·là·re/scaLARe
Palavra em latim e em italiano que remete a escalar: elevar, aumentar. A Scalare Arquitetura, que contempla “LAR” em seu nome, deseja que as pessoas vivam suas vidas diárias com conforto e satisfação - afinal de contas, a vida acontece no aqui e no agora, não é mesmo? Por isso, os ambientes ao nosso redor devem ser LAR em nosso cotidiano: acolhedores, inspiradores e espelhos de quem somos.
Naturalmente nos sentimos bem em ambientes que têm a ver com a nossa personalidade e com nossos valores. Por isso, na Scalare Arquitetura pensamos na jornada das pessoas que irão vivenciar os novos espaços. Gostamos de conversar bastante com nossos clientes e de mantê-los próximos durante as etapas de projeto, para que eles acompanhem e participem dessa construção, de modo a se enxergarem no novo lar. Muitas vezes, percebemos que o processo de transformação dos ambientes está ligado a uma transformação pessoal dos nossos clientes, pois quando se constrói algo novo ou se sente a necessidade de se reformar ambientes, normalmente existe uma mudança acontecendo nas vidas dessas pessoas. Somos apaixonadas por essas histórias e nos importamos em apoiar nossos clientes em seus momentos.
| Somos apaixonadas por essas histórias e nos importamos em apoiar nossos clientes em seus momentos.
Na Scalare Arquitetura, o processo de projeto divido em etapas, que chamamos de Sonhar, Criar, Desenvolver e Planejar. Em cada etapa, fazemos encontros, normalmente presenciais, com nossos clientes, para mostrar o andamento do projeto e para que eles possam expressar o que estão sentindo, do que precisam, o que desejam mudar no projeto, quais são suas dúvidas, etc. Em cada etapa estaremos falando sobre uma parte da jornada de projeto, e avançamos para a seguinte quando os clientes estiverem satisfeitos com o que temos na atual (veja mais, em nossas plataformas digitais, sobre cada uma dessas etapas). A jornada se conclui com a etapa de orçamentos e de preparação para a obra: momento de tirar o planejamento do papel! Informamos os clientes sobre com funciona a execução da obra, o que é importante de se atentar, quais profissionais indicamos para sua gestão, dentre diversos detalhes sobre os quais vamos conversando. Nesse momento, também é possível que a Scalare Arquitetura faça o acompanhamento da obra, em um processo personalizado de acordo com seu projeto - que é combinado junto dos clientes.
A arquitetura tem o poder de transformar nosso dia a dia, e sempre faz parte dele.
Conte com a Scalare na jornada de transformação dos seus espaços e dos seus momentos. Vamos adorar te ajudar!
Arquitetura para vidas com conforto e satisfação.
19/02/2024
Se você deseja ter uma zona de trabalho inserida em área social do apartamento, é preciso tomar alguns cuidados para que as ideias de trabalho e de lazer não se misturem para você, de forma que você siga tirando o melhor proveito tanto do momento de trabalho, quando do momento de lazer. Para isso, preveja locais para armazenar os itens de trabalho aos finais de semana, por exemplo, como armários e caixas, próximos à sua estação de trabalho. Tirar esses elementos de vista lhe ajudará a se desconectar do tabalho quando necessário e ainda libera espaço para seu lazer. Na mesma bancada, você pode servir algum petisco para amigos ou então usar o espaço para jogarem algo. Sua bancada de trabalho deve receber uma iluminação especial para ajudar na visão e na concentração e o cenário de suas reuniões online devem estar de acordo com o que você deseja transmitir sobre sua carreira. Portanto, lembre que a área ao fundo do seu home office deve ser fácil de se organizar e deve evitar receber a circulação de outros membros da casa.
IMAGEM: Pinterest - A mesma bancada da TV foi usada como estação de trabalho. O fundo neutro com sofá pode ser fácil de se manter arrumado e não é um local em que outras pessoas da casa precisam circular.