LOCAL: PORTO ALEGRE - RS
ÁREA: 35m²
ANO: 2025
FOTOS: Tita Leke Fotografia
Entorno com potencial no bairro Passo D'Areia
A loja, identificada pela empreendedora e cliente da Scalare, se localiza na rua Sorocaba, no bairro Passo D'Areia, em Porto Alegre. Próximo da escola Senac e de diversos comércios, está inserida em zona mista, com usos residenciais e comerciais, o que provoca circulação de público diverso pelo local - favorável para o comércio proposto.
Posicionda em térreo de prédio comercial, apresentava fachada discreta e calçada com vegetação, que torna o caminhar e a vista, a partir da loja, muito agradáveis. O projeto de arquitetura deveria externar a linguagem da marca na fachada, comunicando aos transeuntes o que encontrariam nesse lugar e convidando-os a se aproximarem e se aconchegarem no estabelecimento.
A marca Flor de Manjericão já existia na modalidade online, sendo fundada há alguns anos em outro contexto da empreendedora. Ambientes comerciais devem refletir a essência da marca no espaço físico, comunicando o posicionamento desse negócio e, assim, contribuindo paraseu sucesso. Foi por isso que iniciamos o projeto em parceria com a profissional de branding Hannah Beineke, da Diarthes. Com a metodologia Scalare aplicada ao plano Novos Negócios, o projeto de arquitetura tomou um grande foco nos objetivos profissionais da cliente, que teve a oportunidade de revisar sua marca e de profissionalizar ainda mais seu negócio, potencializando o investimento de reforma que seria feito no espaço físico.
Planejada para ser um local alegre e muito aconchegante, a loja conta com cores e ilustrações que representam a nova marca da Flor de Manjericão e que se equilibram com as texturas de madeira. fibra natural e tecidos. Complementando, um item de grande impacto no espaço é sua iluminação, que abraça quem chega no local e ilumina o espaço de forma lúdica e funcional.
Grande destaque do ambiente, o painel de pintura artística traduz o dinamismo e a alegria da marca e de sua empreendedora. Pintado pela artista Luisa Alban, foi complementado com adesivos de imagens criadas pela artista Hannah Beineke, exclusivamente para a Flor de Manjericão, durante o processo de rebranding.
Com composição em laranja e em amarelo, o espaço conduz a bancada com pia, ao banheiro e a um depósito, cujo acesso foi camuflado para não confundir os clientes que procuram pelo sanitário. Pelo percurso, encontramos teto com pintura em listras e quadros que contam a história da marca e de sua fundadora. Circulação agradável que complementa a experiência dos clientes no local.
Posicionada fora do banheiro para possibilitar diversidade no uso, a bancada com pia em granito itaúnas escovado ganhou dispensers embutidos: tanto a saboneteira, quanto a papeleira aparecem de forma discreta, liberando espaço para apoio. O destaque fica por conta de espelho em formato de meio arco, das arandelas, que iluminam e decoram, e do fundo em azulejos coloridos.
Continuando a expressão da marca, de alegria e aconchego, o banheiro passou por grande transformação. Ganhou cores, luz, espelho em meio arco e prateleira para apoio de objetos: experiência funcional e muito agradável para os clientes.
Ambiente pequeno e escuro, com pontos hidráulicos em funcionamento, que forma aproveitados.
Uma cozinha funcional e muito prática foi inserida próximo ao balcão de atendimento. Para apoio extra, temos uma mesa dobrável, que pode ser usada somente quando necessário.
A cozinha ganhou espaço para armazenamentos e para equipamentos principais, como fornos e geladeira. Ela é parcialmente exposta aos clientes, possibilitando que a atmosfera da preparação de bolos faça parte da experiência de quem está no lugar. Já imaginou o cheirinho de bolo e de pão de queijo?