LOCAL: PORTO ALEGRE - RS
ÁREA: 120m²
ANO: 2023
FOTOGRAFIAS: TITA LEKE
O Apartamento MT passou por uma grande reforma para adequar o imóvel antigo ao tempo atual e ao lar dos sonhos dos novos moradores.
Espaçoso e com vistas interessantes, o imóvel apresentava potencialidades diversas, que logo foram adaptadas aos gostos e necessidades dos proprietários.
Confira abaixo as intervenções que foram feitas e o resultado lindo obtido. Para ver mais curiosidades sobre os ambientes e seu antes x depois, confira esta e outras as publicações do Instagram - clique aqui.
A partir das diversas potencialidades observadas e das considerações dos novos moradores a respeito de suas rotinas, sonhos, formas de viver e objetivos para o futuro da família, a planta baixa do imóvel foi alterada e novo layout foi construído. Assim, houve a ampliação da cozinha e sua integração com o antigo corredor de serviços, que se encontrava junto às janelas desse local, o fechamento da antiga lavanderia, que passou a ser um escritório, e a criação de nicho para se embutir armário no quarto infantil, gerando melhor aproveitamento das áreas desse ambiente e da circulação.
Podemos observar que essas intervenções se tratam de melhorias de modo geral para o imóvel, assim, caso o futuro este passe a pertencer a outra família, suas melhorias também farão sentido para o novo contexto.
Além disso, durante a reforma encontramos piso parquet original sob piso laminado, que, então, foi restaurado e, junto dos tijolinhos originais nas paredes do prédio, também destacados, trouxeram à tona a autenticidade e o aconchego do imóvel antigo, por onde já passaram tantas histórias e, agora, passariam a abrigar uma nova e muito especial.
O living espaçoso deste apartamento passou a abrigar os ambientes de estar e de jantar, além de contar com elementos especiais exclusivos: cantinho de leitura e banco multiuso.
Conectando todos os espaços entre si, posicionamos um banco de concreto aparente junto da parede de tijolinhos. Esse banco guia a pessoa desde o hall de entrada até o cantinho de leitura, local "escondido" próximo da janela. Servindo como apoio para objetos decorativos, ele torna dinâmica a forma de frequentar os espaços, já que as pessoas podem utilizá-lo se relacionando tanto com o estar, quanto com o jantar. Além disso, por estar junto de uma parede especial, ele a evidencia, valorizando, junto com a iluminação em spots direcionáveis, essa textura tão interessante e única.
Já para os momentos de leitura da família, aproveitamos um espaço residual existente no ambiente, fruto de uma antiga sacada do imóvel, para criar um delicioso local de leitura, aproveitado tanto pelas crianças, quanto pelos adultos. Esse "cantinho", como carionhosamente apelidado ao longo do projeto, recebeu um móvel de marcenaria com gavetão, capaz de acomodar itens grandes diversos, como brinquedos, almofadas e cobertas, e um futon, tornando o local muito especial para um momento de (des)conexão - para ler, apreciar a vista, meditar e relaxar! Além desse espaço, os moradores possuem uma poltrona junto à janela, que, além de ser muito agradável para ler, se integra ao espaço de estar, favorecendo a comunicação entre as pessoas por estar de frente para o sofá - já reparou como é melhor quando enxergamos uns aos outros mais de frente, para conversar em estares? Ainda sobre essa dinâmica, previmos reforço especial na estrutura de marcenaria em frente à televisão para que também sirva como banco, acomodando ainda mais pessoas nesse estar totalmente personalizado.
Ao contrário do que hoje muitas famílias desejam, esta optou por não integrar a cozinha ao living. Dessa forma, ficamos com a área social reservada para receber amigos e familiares com tranquilidade e aconchego, da forma como esses moradores amam, e temos a cozinha em ambiente separado, recebendo o alto movimento do dia a dia.
A cozinha deste imóvel passou por grande transformação - confira detalhes clicando aqui, passando de um local amplo, porém escurecido e pouco funcional, para um ambiente amplo, agradável, espaçoso, iluminado e muito funcional. Nela, posicionamos armários diversos, integrando os usos de cozinha e de serviços, e uma mesa de jantar em pedra, modelo Saarinen (clássico, atemporal e lindo), para lanches e refeições de dia a dia da família.
A bancada e a prateleira acima dela foram feitas em granito itaúnas escovado, trazendo um ar de aconchego e de contemporaneidade, além da beleza inigualável da pedra natural. O tampo ainda conta com dispenser de detergente embutido, o que favorece o aspecto organizado e limpo do local - além de ser bastante prático. Como misturador da cozinha, optou-se pelo modelo de bancada Docol Vitalis, monocomando com filtro de água potável integrado. Adoramos o tanto que esse modelo pode ser funcional e com belo design, além de contar com fácil reposição de filtro ao longo do tempo.
Em relação aos revestimentos, utilizamos atrás da bancada a beleza e o frescor da linha Gouache da Portobello, o Gouache Nuage, trazendo bastante leveza e luz ao ambiente - por ser clara e com brilho, essa peça contribui para disseminar tanto a luz natural, quando a artifiical. Para o piso, optamos por manter o conceito de revestimentos aparentes utilizados no apartamento, instalando o porcelanato Portinari Downtown tanto nos pisos quanto nos rodapés. A marcenaria em MDF conta com as texturas padrão do apartamento, mantendo a harmonia do imóvel: temos o neutro Cinza Beton, da Arauco, e o amadeirado Carvalho Malva, da Duratex.
A mistura dos neutros frios, como o cinza, com o amadeirado cria um contraste muito agradável, pois a madeira contribui com a sensação de calor e de acolhimento, enquanto a cor fria transmite certa estabilidade. Portanto, encontrar o equilíbrio entre elementos frios e quentes é um dos itens importantes de se atentar quando se deseja um ambiente com aspecto "clean" e organizado, mas também aconchegante, como foi o caso desses clientes.
A entrada do apartamento se dá por um hall amplo, que conecta três zonas: de serviços, de circulação para os ambientes íntimos e de área social. Sendo assim, era importante que fosse bem livre e funcional. Atendendo às necessidades da família, posicionamos penduradores e um banco-sapateira, onde convidados deixam seus sapatos e objetos ao chegar no apartamento, e um espelho e uma arandela, que além de levar incrível charme e aconchego ao espaço, projeta luz frontal em quem se enxerga no espelho para conferir o visual antes de sair de casa. Os penduradores posicionados "aleatoriamente" e o espelho em formato orgânico levam um ar de diversão ao apartamento minimalista e de linhas retas, formando um contraponto muito equilibrado com os espaços. A posição do espelho, estratégica, reflete a vista que se tem da sala e está alinhada com a circulação desse ambiente, servindo como ponto de interesse para as pessoas que circulam por ali (volte na planta baixa e nas fotos da sala para conferir de novo!).
Já a circulação que leva aos quartos e escritórios passou de um corredor longo, monótono e escuro para um espaço interessante e muito agradável. Com a textura dos tijolinhos naturais exposta, a luz focada nelas e nas obras de arte afetivas da família forma um ritmo muito bacana, que ilumina e faz marcações ao longo do caminho, quebrando a sensação de corredor imenso. Clique aqui e confira o antes x depois!
Já o quarto infantil foi inserido em um antigo domitório do apartamento, que possuia área bastante reduzida, de forma que se apresentava apertado para posicionar armário com boa profundidade e mais uma cama confortável. Como havia área de sobra na circulação, criamos um nicho na parede para termos um armário embutido no quarto, ganhando uma área importante nesse ambiente. Confira aqui mais sobre esse processo!
Buscando uma atmosfera lúdica e a autonomia da menina que passaria a habitar este ambiente, criamos uma arte exclusiva para ela, executada pela artista Luisa Alban. Além da cama montessoriana, outros elementos foram pensados de forma que ficassem à altura da menina, permitindo que ela manipulasse objetos, com segurança, sem a ajuda de um adulto. Para isso, criamos nichos e cabideiro na parte inferior do armário, iluminados com LED RGBW controlado por controle remoto simples, e um espelho baixo. A bancada de desenhos também foi escolhida de acordo com a ergonomia da menina de 2 anos e foi posicionada junto de prataleiras baixas com livros.
" O legal é que os desenhos remetem à natureza, porque lembram montanhas e sol, mas não são postos de forma óbvia. Assim, a criança pode enxergar o que quiser! Estimula a criatividade. " - comentou a artista.
Para o ambiente da psicóloga que atende pacientes e colegas de profissão pelo computador, criamos uma atmosfera aconchegante, funcional e com fundo bonito. Apostando na ergonomia e na iluminação de boa qualidade, criamos um mobiliário especial para a profissional, com elevação do monitor e iluminação integrados. O pendente de palha leva um encanto singular ao espaço, contribuindo com sua textura para o acolhimento, em contraponto com outros elementos mais frios e lineares. Você acredita que este ambiente antes era uma antiga lavanderia? Confira aqui este antes x depois incrível!
" Gostamos sim de estar em casa, ela é bem funcional e a nossa cara 🥰 acho que esse é um grande diferencial, até mesmo alguns amigos e familiares comentaram que a casa é realmente a nossa cara 🥰 Muito obrigada por toda a atenção e empenho de vocês! "
" o projeto conseguiu adequar o apartamento muito bem às nossas necessidades, além de tê-lo deixado mais confortável e, obviamente, muito mais bonito! A cozinha está muito funcional e bonita. A sala está sendo elogiada por todas as visitas. O quarto da [filha] e os escritórios ficaram também ótimos, Enfim, muito obrigado pelo trabalho, pela disponibilidade e pela paciência de vocês! "
DEPOIMENTOS | APARTAMENTO MT