QUARTO DA CATARINA
LOCAL: PORTO ALEGRE/RS
ÁREA: 8m²
ANO: 2024
FOTOGRAFIAS: TITA LEKE
LOCAL: PORTO ALEGRE/RS
ÁREA: 8m²
ANO: 2024
FOTOGRAFIAS: TITA LEKE
Para uma menina que estava prestes a iniciar o primeiro ano da escola, deveríamos projetar um ambiente em que ela pudesse descansar, brincar, estudar e receber amigas. O quarto de 8m², antes ocupado por um irmão, apresentava um guarda-roupas em bom estado e um desafio particular: uma viga que atravessa o ambiente e que deveria ser omitida, segundo desejo dos pais.
O processo de projeto iniciou em uma conversa com os pais, em que buscamos entender suas expectativas em relação à nova fase da filha, e com a própria dona do quarto, que deixou bem claro seus desejos por um mundo de castelos, com brilhos e cores. Ao se projetar um quarto infantil, levamos em conta, além dos pedidos particulares dos usuários, como é a rotina da criança, como podemos ter um ambiente seguro e que possibilite a autonomia dela, dentro da fase em que está, e por quanto tempo se pretende usar o quarto. No caso desse projeto, a atemporalidade ficou por conta das texturas amadeiradas, das dimensões tamanho adulto (e não tamanho infantil reduzido) e da possiblidade de se remover elementos muito marcantes da temática atual, como as torres dos castelos.
Aproveitamos a altura para acomodar 2 camas, em um castelo que faria a parte lúdica do quarto. Tiramos partido da viga existente como divisora de zonas, e acomodamos as camas ao fundo do ambiente, liberando o restante do local como espaço aberto. Junto da cama superior, criamos um esquema de placas móveis de marcenaria, permitindo que a criança monte seu próprio cenário como quiser. A possibilidade de personalizar o ambiente, além de provocar a criatividade, estimula a sensação de se apropriar dele. Por meio de uma paleta de cores e texturas que formam um colorido harmônico, preenchemos o espaço do piso ao teto: a pintura cor-de-rosa que acompanha a altura da viga integra esse elemento ao teto e, junto da função de cortineiro que ganhou ao lado do castelo, foi completamente incorporada ao ambiente.
Buscando iluminação natural, posicionamos a bancada de estudos e de maquiagem em frente à janela, e, proporcionando autonomia à menina que já adora moda, reformamos o guarda-roupas existente por meio da instalação de um cabideiro baixo, na altura dela, e de espelhos nas portas de correr.
A iluminação do quarto foi pensada para criar atmosferas diferentes. Dessa forma, temos uma fonte de iluminação indireta em cada cama e mais uma no painel junto da bancada. Em adição, previmos a possibilidade de usar abajur junto da escrivaninha e um pendente junto ao teto.
Arquitetura contemporânea com personalidade e aconchego